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Etapas para o desenvolvimento de um site

By Thiago Estacio 5 meses ago
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  • Coleta de Informações

    Nessa primeira etapa serão coletadas as informações necessárias para o desenvolvimento do site. Recomendo um briefing com as principais perguntas: público alvo, concorrentes, preferência de cores, material disponível (fotos, textos, identidade visual do cliente etc), prazo etc. Quanto mais detalhado, mais fácil será o desenvolvimento. Essa etapa é a mais importante, pois vai dar ao cliente um maior entendimento do projeto, e é nela também que você passará ao cliente qual é a melhor apresentação do site: navegação, posicionamento dos objetos, se terá ou não animação em Flash, entre outros. Lembre-se que o cliente não sabe nada do que você faz nem a melhor maneira, por isso que deve ser mostrado qual é a melhor solução, dependendo do público alvo, conteúdo, quantidade de textos e fotos. Uma lista de coisas que devem ser consideradas: Propósito: qual o propósito do site? Fornecer informações, serviços, propaganda, vendas…? Metas: Quais as expectativas em relação ao site? Fazer dinheiro ou compartilhar informações? Público Alvo: Qual o grupo de pessoas que ajudarão a alcançar as metas? Qual é o tipo de pessoa que quer que visite o site? Idade, sexo, interesses são fatores importantes no desenvolvimento de um bom design. Conteúdo: Qual o tipo de informação para o público alvo? Algum assunto específico, um produto ou serviço, algum requisito..?

  • Planejamento

    Com as informações coletadas na primeira etapa, é hora de fazer o planejamento do site. Esse planejamento inclui a navegação do site e seu mapa. O “mapa do site” é feito com os tópicos mais importantes e seus sub-tópicos, se tiver. Ele é um índice para um fácil entendimento da navegação do projeto. As informações de um site são ligadas através de links e um menu principal. Uma navegação efetiva é intuitiva, ou seja, a pessoa que entrar no site não precisa ficar procurando pela informação desejada. Não seria correto colocar no link de contato um ícone de casinha. Nessa etapa também será decidida a tecnologia usada para o desenvolvimento: Flash, HTML, Ajax etc, você que dará a melhor solução para o cliente. Não recomendo o desenvolvimento de sites com muito texto em Flash, da mesma forma que um hotsite chamaria muito mais atenção com o uso dele. Dica: Após essas duas etapas recomendo que seja feito um contrato de prestação de serviços, para sua segurança e do cliente.

  • Design

    A primeira etapa de um design é o rascunho. Com as primeiras etapas feitas você terá a identidade visual do cliente, as cores (geralmente as mesmas da logo), a quantidade de informações, textos, imagens etc. Antes de começar a desenhar uma versão no pc, mostre um rascunho para o cliente. Dessa forma você terá menos chance de ter que começar tudo de novo porque ele não gostou da idéia. Com a aprovação desse rascunho passe para o pc. No final de cada layout, apresente a versão final e deixe claro no contrato do projeto que ele não pode ficar modificando o layout. Claro que pequenas modificações são aceitas, por isso que mostramos essa versão, para que na hora do recorte de layout, não seja necessário fazer modificações que poderiam ser feitas nessa etapa com muito mais facilidade, evitando assim o retrabalho. Dica:Tente deixar arquivada a evolução do layout, pelo menos em .jpg. É bom para experiências futuras! O feedback com o cliente nessa fase é crucial para assegurar sua satisfação e para que não haja “perda de tempo”. Imagine terminar o código da página e ter que fazer outro design? Pior ainda se for uma apresentação no Flash. Lembre-se sempre de evitar o retrabalho.

  • Desenvolvimento

    Após a aprovação dos layouts das páginas, é hora de recortar tudo e implementar suas funcionalidades. Agora o site começa a ser criado. Geralmente esse desenvolvimento começa da página inicial indo para as internas, principalmente por ser usado um “skin” para as outras páginas. O skin é a parte do site que se repete: navegação, topo, rodapé… No decorrer do desenvolvimento você perceberá quais as melhores maneiras de interação do usuário com o site. Faça as modificações adequadas, mas não coloque códigos ou animações desnecessárias. Isso atrapalha muito na implementação das técnicas SEO. Deixe o código bem identado, de fácil entendimento e use os padrões atuais dos web standards, isso ajudará na manutenção. O mais importante nessa fase: desenvolva um site que seja bem visualizado em pelo menos dois navegadores diferentes: Firefox e Internet Explorer. O usuário final pode acessar o site de qualquer plataforma. Dica:Não use arquivos .js e .css dentro do mesmo código das páginas, faça chamadas externas, assim o seu código não vira uma lingüiça e também não corre o risco de dar algum problema na visualização, sem falar que fica bem mais organizado.

  • Testes e Publicação

    Nessa fase, você precisará da ajuda do cliente ou de alguém de fora. Geralmente a pessoa que está fazendo o trabalho não vê pequenos detalhes que podem fazer grande diferença no final. Aceite sugestões e opiniões de outras pessoas, tanto alguém que também seja desenvolvedor, quanto uma pessoa que não entende nada de computadores. Faça teste nos links para ver se não estão direcionando para lugares errados; verifique a compatibilidade dos navegadores quanto à visualização (navegadores antigos são os que dão mais problemas); resolução de tela; usabilidade (pessoas com daltonismo vão conseguir identificar um link no site?). Após “defeitos concertados” e a aprovação do cliente, é hora de publicar o site. Um programa de FTP faz o upload dos arquivos para a internet, onde o site será visualizado por qualquer pessoa. Nessa etapa você pode oferecer ao cliente um suporte para registro de domínio e a escolha da melhor hospedagem caso ele não tenha. Faça mais um teste por precaução e peça para o cliente fazer o mesmo antes da divulgação oficial.

  • Manutenção

    Somente o desenvolvimento do site não é o suficiente. Uma maneira de garantir novos visitantes ou manter os atuais é atualizando a página com novos produtos, serviços, informações. Se for um cliente que precise de atualizações constantes, faça um contrato de manutenção. Caso ele mesmo prefira fazer isso, ofereça alguma ferramenta de CMS e adapte ao site. Nessa etapa você pode oferecer as técnicas SEO. A otimização dos elementos como títulos, meta tags, descrição, palavras chave entre outros, são muito importante para a posição do site nas páginas de busca. Além disso, o uso de ferramentas de análises podem ser feitas para acompanhar o desempenho do site quanto ao número de visitantes, se o usuário está vindo de link direto ou se vem de alguma outra fonte.

Category:
  Desenvolvimento
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